Escrituração

O processo de escrituração permite ao administrador da carteira o registro de todas as informações relevantes, e constantes ao Termo de Securitização. Em outras palavras, com base neste instrumento jurídico podemos: (i) a  identificar o devedor e o  valor  nominal  de  cada  crédito  que serve de lastro para a emissão; (ii) identificar outras  garantias,  se houver, de que disporão os adquirentes dos  CRI  emitidos; e (iii) a instituição ou não de regime fiduciário sobre os créditos imobiliários objeto da cessão, e todas as características relacionadas a remuneração da operação. 

Social Media Marketing

Assim, podemos afirmar, que o processo de escrituração, tem como objetivo o registro das Operações, Ofertas, Séries, seus Lastros, e as características  remuneratórias.

Dentre as funcionalidades disponíveis no Módulo Escrituração, destacamos:

Operações

Esta funcionalidade permite a securitizadora identificar a companhia emissora, numero da emissão, valor envolvido, início e fim da operação.

Ofertas

Esta funcionalidade registra o conjunto de séries relacionadas a uma determinada oferta pública de distribuição primária.

Séries

Esta funcionalidade permite a securitizadora identificar as séries ofertadas, registrando todas as características da operação constantes no termo de securitização, tais como identificação da oferta a que a série esta relacionada, tipo de cota, rating, stakeholders envolvidos, identificação da operação perante os órgãos regulamentadores, garantias, periodicidade dos juros e amortizações, covenants, distribuição da carteira, entre outras. Além disso, é possível registrar todos os aditamentos ocorridos, o histórico do andamento do empreendimento, bem como, o controle de comercialização das cotas.

Lastro concentrado

Esta funcionalidade registra as características do lastro, tais como o índice de remuneração utilizado, originadores, cedentes, valor do lastro entre outras, bem como, mantém o histórico de todas as mudanças ocorridas ao longo da operação de origem.

Engine de Cálculo

Esta funcionalidade registra as características relacionadas as formas de remuneração da operação. São possíveis três (03) possíveis:

 

  • Valorização do PU
  • Juros
  • Amortização

Cada uma dessas engines de cálculo guardam entre si, um conjunto de parâmetros que irão reger a remuneração da operação do seu início até o seu término, podendo, se necessário ajusta-los, sem perda de informações, ou seja, a aplicação mantem um histórico de todas as mudanças ocorridas, mantendo a integridade dos cálculos.